Câmara recebe na próxima semana a 2ª Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul
No ano passado, feira atraiu público com obras locais e regionais apresentadas por autores
Foto: Arquivo/Valdenir Rodrigues CMD
21/11/2022 08:35

A Câmara de Dourados recebe pela segunda vez a Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul, que tem como principais objetivos a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar também o surgimento de novos leitores ou autores de livros.

O evento, inédito no ano passado, quando também foi realizado na Casa de Leis, acontece nos dias 29 e 30 de novembro, encerrando a programação no dia 1º de dezembro. A Feira é uma realização em parceria da Câmara com o Grupo Literário Arandu.

A programação foi pensada e organizada para atender ao interesse da comunidade escolar em geral (estudantes, professores e pais), apaixonados por livros e, claro, o público em geral.

“Para este ano, de novidades, teremos a presença de autores do município de Dourados, sendo dois deles contemplados pela UEMS [Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul], que irão dar palestra para alunos do Ensino Médio na manhã do dia 30. Teremos também a Literatura Infantil, em atividades próprias para este público com autores e escritores que vão estar atendendo às crianças, por exemplo, nas sessões de autógrafos”, explicou o presidente do Grupo Literário Arandu, professor Carlos Magno Mieres Amarilha.

No ano passado, ainda em meio a algumas recomendações sanitárias pela pandemia da Covid-19, o evento teve restrição de público. Ainda assim, não deixou de ser um sucesso, na avaliação dos organizadores. Para este ano e cenário de maior flexibilidade, a expectativa é de que a participação do público seja maior.

“Temos este ano a oportunidade de reunir mais gente, isso incentiva bastante nós que estamos organizando e ainda mais os escritores daqui que irão participar. A Câmara apoiar esse evento é um incentivo de fundamental importância para que os escritores possam estar com o público mais de perto, lançarem seus livros, além de terem suas obras reconhecidas por estudantes ou admiradores que poderão se tornar futuros leitores ou escritores”, destacou Amarilha, ressaltando o papel social e cultural de um evento como esse.

“Para nós, vereadores, sempre é uma grande honra poder apoiar e incentivar projetos para promover a leitura, a valorização do livro, da literatura nacional, do escritor local e regional, dando visibilidade a todos que participam. Esse tipo de experiência cultural pode ser um fator que, por exemplo, muda totalmente a percepção do mundo e das coisas por parte dos estudantes que estão ainda se formando cidadãos. Então estamos com uma ótima expectativa para essa segunda edição e que todos venham acompanhar de perto aqui na nossa Casa de Leis”, convidou o presidente, vereador Laudir Munaretto (MDB).

A II Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul tem como autora homenageada a escritora e poeta Ruth Hellmann e o idealizador do evento, Nicanor Coelho, que foi poeta, editor e jornalista. As atividades da programação nos três dias de Feira acontecerão pela manhã, à tarde ou a noite. O cronograma completo e definitivo deverá ser divulgado em breve.

ESCRITORES CONFIRMADOS

Até o momento, conforme a organização, estão confirmadas as participações dos seguintes autores:

Alex Fraga, Ana Brida, André Martins Barbosa, Antônio Araújo, Antônio Carlos Ruiz, Athayde Nery de Freitas Junior, Aurineide Alencar, Boca Venâncio, Blanche Torres, Carlos Amarilha, Carlos Barros, Elias Borges, Emannuel Marinho, Gicelma Chacarosqui, Heleninha, Jaminho, Luciano Serafim, Marcos Coelho, Maria de Lourdes da Costa, Nery Cristiana Fernandes, Odila Schwingel Lange, Renato Suttana, Rogerio Fernandes, Suzana Arakaki e Mary Basalia, Marta Medeiros Oliveira, Denise Caramori, Fernanda Ebiling e Mara Calvis.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD