Câmara recebe hoje (19), às 19h, 24 finalistas do Miss e Mister Indígena
Jordan Sanches e Ejekilhim Veron, mister e miss 2022, passarão faixas para ganhadores de 2023 no dia 29
Foto: Franz Mendes/Arquivo
19/04/2023 11:41

Hoje (19), como celebração ao Dia dos Povos Indígenas, a Câmara Municipal de Dourados fará, junto aos organizadores da 11ª edição do Miss e Mister Indígena Dourados, a solenidade de apresentação dos 24 finalistas desse concurso de valorização da ancestralidade nacional. A proposição é do presidente do Legislativo, vereador Laudir Munaretto (MDB).

A homenagem de hoje será às 19h, no Plenário Weimar Gonçalves Torres. Quanto ao evento Miss e Mister Indígena 2023, será daqui a dez dias, 29 de abril, a partir das 19h, na Aldeia Bororó, em Dourados. Micheli Alves Machado, coordenadora do concurso, relembra que a premiação começou em 2011, inicialmente apenas com miss; em 2012, introduziu-se o mister. O concurso visa valorizar as raízes indígenas por meio da divulgação da beleza da comunidade, tornando as aldeias mais conhecidas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Dourados tem uma das maiores populações indígenas do Brasil. E a Reserva Indígena de Dourados (aldeias Jaguapiru e Bororó) é considerada a maior reserva urbana do país. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), 19% das terras indígenas estão no Centro-Oeste; sendo que, desta região, Mato Grosso do Sul concentra 56% da população indígena.

Os finalistas
Os 24 finalistas do Miss e Mister Indígena Dourados 2023 receberão moções de aplausos na noite de hoje. São 12 candidatas e 12 candidatos, de 16 a 22 anos: Anijen Galeano Pedro; Antônio Felipe Gerônimo; Cassia Moraes Souza; Crislaine Marques Aquino; Edivaldo Lopes Gonçalves; Felipe Bertolino Valerio; Geovana Vargas da Silva; Geovane Gavilan; Guilherme Martins Dorneles; Irislaine Paulo Cáceres; Katiuci Ribeiro Sanches; Leidimara Fernandes Gonçalves; Leticia Cabreira da Silva; Liwiston Rian Martins Souza; Luanderson Fernandes Almeida; Netelly Vitória Silva Corrêa; Paola Ortiz Rodrigues; Rassis Junior Garcia Rodrigues; Rodrigo Machado Peixoto; Romulo Cavalheiro Aquino; Sabrina Amarilha Gonçalves; Tais Caroline Vera Arévalo; Viviane Vera Quevedo; e Willians Rodrigues Massi.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD