Câmara realiza II Seminário de Capacitação do Terceiro Setor em parceria com a Sedhast
Evento proposto por Sérgio Nogueira pretende capacitar as entidades do terceiro setor com relação à captação de recursos públicos e privados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
24/06/2022 09:49

Nesta sexta-feira (24), às 19h, a Câmara Municipal de Dourados realiza o II Seminário de Capacitação do Terceiro Setor. O evento é uma proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB) em parceria com a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), além da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social).

O objetivo é capacitar, por meio de oficinas orientativas, as entidades do terceiro setor com relação à captação de recursos públicos e privados, chamadas públicas, emendas parlamentares e recursos.
As oficinas serão voltadas às OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e também profissionais e estudantes universitários de Dourados e microrregião que se interessem pelo tema. “Ao conversar com profissionais técnicos que estão à frente das Secretarias Municipais e Estadual de Assistência Social e mesmo no Ministério de Cidadania, constatamos que existem recursos para inúmeros projetos. O que ocorre é que as OSCs e ONGs precisam se capacitar, colocando colaboradores para realizar bons projetos e assim, não faltará recursos para as suas atividades”, destaca Sergio.

A programação contará com a participação da secretária de Estado da Sedhast, Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre, do secretário-adjunto da Sedhast, Adriano Chadid e da superintendente da Política de Direitos Humanos – SUPDH/Sedhast, Ana Lúcia Américo.

As orientações técnicas serão ministradas pela coordenadora da Coordenadoria de apoio às Organizações da Sociedade Civil – CAOSC/SUPDH/Sedhast, Ana Patrícia Nassar, pela gestora Técnica da Coordenadoria de apoio às Organizações da Sociedade Civil – CAOSC/SUPDH/Sedhast, Waleska Azevedo Chaves, pelo coordenador da Unidade de Análise e Revisão de Contas – UARC/Sedhast, José Henrique Denis e pela responsável pela Unidade de Convênio Estadual – UCONV/Sedhast, Sylbene De Souza Barreto.

Os profissionais da Sedhast farão as orientações quanto à Lei n. 13.019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC), além de noções acerca do chamamento público, emendas, documentação necessária, plano de trabalho, emendas, entre outros temas correlacionados.

O evento é gratuito e acontece no Plenário Weimar Gonçalves Torres, da Câmara de Dourados, que fica na avenida Marcelino Pires, nº 3495, Jardim Caramuru. As inscrições podem ser feitas pela internet (confira clicando aqui). Haverá emissão de certificado de 4h.