Câmara realiza conferência sobre violência contra mulher para tratar da “cultura que fere”
Também será realizada uma solenidade em homenagem ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Dourados
31/07/2023 11:33

A Câmara Municipal de Vereadores de Dourados será palco de uma importante conferência que abordará o combate à misoginia e ao machismo na sociedade. Com o título "Violência contra Mulher: Machismo e Misoginia, cultura que fere", o evento contará com renomados conferencistas, entre elas a professora doutora Marisa Lomba, a enfermeira mestre Mariana Farias e o doutor Izonildo G. de Assunção Jr, da Promotoria da Mulher de Dourados. O encontro tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e é uma iniciativa proposta pelo Vereador Elias Ishy.

A conferência abordará diversos temas relevantes para o combate à violência contra a mulher. Entre eles, será discutido como o machismo e misoginia são construções socioculturais, que perpetuam a cultura de que o homem é um ser superior. Além disso, será enfatizada a importância de compreender essas atitudes como doenças socioculturais resultantes de ideias erradas sobre a superioridade masculina.

As causas da violência contra a mulher também serão analisadas com profundidade durante o evento. Sentimentos de posse e superioridade, baixa autoestima masculina, problemas psicológicos e psíquicos serão explorados como fatores contribuintes para esse grave problema social.

Uma mensagem crucial a ser transmitida é a inexistência de inferioridade feminina. Serão apresentados argumentos sólidos para desconstruir visões equivocadas e reafirmar que mulheres possuem os mesmos direitos e potenciais que os homens, merecendo respeito e igualdade em todos os aspectos da vida.

Diversos pontos de vista serão apresentados durante a conferência sobre as vítimas da violência contra a mulher. Será abordado o impacto na própria mulher, no agressor, nos filhos e na sociedade como
um todo. Além disso, o ônus material enfrentado pelo poder público e os prejuízos à economia também estarão em pauta.

A conferência será realizada no dia 10 de agosto, às 18h30 e contará com a abertura especial de um monólogo teatral realizado pela atriz Alessandra Tavares, gestora de cultura no município de Amambai/MS e uma solenidade em homenagem ao Conselho Municipal. “O evento é aberto ao público e busca promover conscientização, diálogo e ação conjunta para a construção de uma sociedade respeitosa, onde a violência contra a mulher seja erradicada”, conclui Ishy.