Câmara presta homenagem a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
Solenidade alusiva ao Jubileu de Esmeralda foi proposta pelo vereador Dr. Diogo Castilho que serviu como oficial da corporação em 2011 e 2016, na função de médico
08/12/2022 12:28

Uma noite memorável. Foi assim a Sessão Solene comemorativa aos 40 anos de instalação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, realizada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Diogo Castilho que serviu como oficial, na corporação, nos anos de 2011 e 2016, na função de médico. Participaram da solenidade vereadores Fábio Luís, Jucelino Cabral, Pr. Sérgio Nogueira e Laudir Munaretto, presidente da Câmara.

O plenário da Casa de Leis ficou lotado de militares do Exército Brasileiro e familiares que foram prestigiar o evento. Ao todo foram 15 homenageados, dentre estes vários pioneiros que participaram da instalação da Brigada, no município e o General Marcello Yoshida que recebeu o Diploma de Jubileu de Esmeralda, em nome da 4ª Bda C Mec e também foi agraciado pelo vereador Dr. Diogo Castilho, com o título de Cidadão Douradense.

“Essa noite é uma noite histórica para nós. É motivo de muita alegria comemorar aqui na Câmara de Vereadores os 40 anos de instalação da nossa Brigada, em Dourados. E passado todos esses anos podemos dizer que houve uma comunhão e uma integração muito grande entre o Exército e a sociedade douradense. Para mim a alegria é ainda maior por estar como comandante neste momento especial e ainda poder ser agraciado com o título de cidadão douradense”, descreve o General.

Coronel Fernando dos Anjos Souza, usou a tribuna para discursar em nome de todos os militares homenageados. “Agradeço ao vereador Dr. Diogo Castilho pela proposição dessa sessão solene comemorativa e por nos prestar essa homenagem”, agradeceu o oficial da reserva.

Os vereadores Dr. Diogo Castilho e Pr. Sérgio Nogueira, que serviram na Brigada como oficiais também receberam Moção de Aplausos e Reconhecimentos pelos serviços prestados à corporação.

Dr. Diogo Castilho antes de usar a tribuna bateu continência ao General de Brigada e pediu permissão para fazer uso da palavra. O vereador fez um discurso bastante emocionado aos irmãos de fardas, da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Dourados e lembrou do tempo que serviu ao País, como militar.

“O Exército Brasileiro, em Dourados, não tem apenas a função de defesa. O exército trouxe desenvolvimento, aqueceu a economia da nossa cidade. Os soldos que são destinados ficam em Dourados e fazem nosso município crescer. E esse crescimento não é só econômico, mas principalmente social, com a propagação dos valores da família militar, que trabalha o respeito, a dignidade e a honra. Ensina hierarquia, disciplina e vários outros princípios para a nossa sociedade”, ressalta o vereador propositor da solenidade comemorativa.

Uma noite de festa para os militares, no Legislativo Municipal. Um pequeno museu itinerante foi montado no hall de entrada do Palácio Jaguaribe, para mostrar ao público um pouco da história da instalação da 4ª Bda C Mec. Todas as músicas da solenidade foram tocadas pela banda do Exército.