Câmara homenageia ADL e entrega Prêmio Ildefonso nesta sexta-feira
Poeta e historiador Carlos Magno receberá o Prêmio Ildefonso Ribeiro este ano
Foto: Valdenir Rodrigues/Arquivo/CMD
19/10/2023 11:26

A Câmara de Dourados realizará sessão solene na noite desta sexta-feira (20) para entrega de honrarias a agentes da cultura local, à Academia Douradense de Letras (ADL). A proposição é de iniciativa dos vereadores Laudir Munaretto (MDB) e Marcelo Mourão (Podemos).

Na mesma sessão, que inicia às 19h, ocorrerá a entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro, edição 2023. Este ano, o homenageado será o prof. dr. Carlos Magno Mieres Amarilha, por sua contribuição para a Literatura, História e Educação no Município de Dourados e no Estado de Mato Grosso do Sul.

Carlos Magno é historiador e poeta, doutor em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atual presidente do Grupo Literário Arandu, Carlos Magno tem mais de uma dezena de obras publicadas, entre livros de poesias e de história/educação.

O “Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva” foi instituído por meio do decreto legislativo nº 656, de 22 de junho de 2010 e é destinado a agraciar escritores do município de Dourados que tenham se destacado na produção literária sul-mato-grossense.

VENCEDORES

Dez edições foram realizadas desde a instituição do Prêmio. Em 2010, a primeira edição, foram escolhidos a professora doutora Lori Alice Gressler e o professor José Pereira Lins. Os demais foram: poeta Ilson Osório (2011); professor, mestre em Literatura Paulo Sérgio Nolasco dos Santos (2012); escritora e poetisa Odila Lange (2015); jornalista e escritor Luís Carlos Luciano (2016); escritora Heleninha de Oliveira (2017); escritora e poetisa Ruth Hellmann Claudino (2018); poeta e escritor Marcos Coelho Cardoso (2019); escritor Brígido Ibanhês (2021); e o poeta, ator e escritor Emmanuel Marinho (2022).

Texto/Fonte: Assessoria/CMD