Câmara entrega hoje o Diploma Zumbi dos Palmares
- Quatro personalidades e uma entidade foram agraciados, nas modalidades cultural, social, educacional, política e religiosa -  
Iniciativas em prol da valorização da cultura afro ganharam espaço na Câmara de Dourados nos últimos anos; na foto, os homenageados em 2021, com os vereadores Marcão e Ishy
Foto: Valdenir Rodrigues/Arquivo/CMD
11/12/2023 09:32

A Câmara de Dourados fará nesta segunda-feira (11), no intervalo da 43ª sessão ordinária, a cerimônia de entrega do Diploma Zumbi dos Palmares a quatro personalidades e uma entidade, todas com atuação em favor da comunidade negra. A honraria se dá em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Instituído em dezembro de 2018, o Diploma é concedido a personalidades e/ou entidades que tenham oferecido contribuição relevante, reconhecida e pública atuação em prol da comunidade negra. Podem ser indicadas pessoas ou entidades que desenvolvam atividades relacionadas à promoção e à valorização do negro, nas áreas cultural, social, política, educacional e religiosa.

A escolha dos indicados é feita por comissão julgadora composta da seguinte forma: um representante do poder Executivo Municipal, três representantes da sociedade civil, indicados pelo Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros) e um representante da Câmara Municipal.

“Pelos relevantes serviços prestados em defesa da promoção da igualdade social e étnica, sobretudo pelo cumprimento dos direitos humanos dos povos afrodescendentes no âmbito do Município de Dourados”, receberão o Diploma Zumbi dos Palmares, este ano, a cantora Ana Paula Lopes (na área Cultural), a professora Cláudia Cristina Ferreira Carvalho (área Educacional), a professora Iracema Pereira Tibúrcio Política (área Política), a psicóloga Jucerlene de Oliveira Teixeira (na área Social) e o Templo Escola de Umbanda Iansã – Senhora dos Ventos (na área Religiosa).

 

Texto/Fonte: Assessoria/CMD