Câmara de Dourados reforça parceria com ADL para apoio à cultura douradense
Reunião na sede da Câmara Municipal debateu propostas para apoio ao setor cultural douradense
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
04/08/2021 10:41

Reunião de integrantes da ADL (Academia Douradense de Letras) com os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Dourados e também o prefeito Alan Guedes (PP), discutiu projetos para o resgate de atividades no meio cultural da cidade.

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (4). O presidente da ADL, Marcos Coelho Cardoso, destacou a importância do debate e da parceria com os vereadores para viabilizar recursos que possibilitem o resgate de projetos que atualmente estão abandonados, além da criação de outros que possam fomentar o setor.

Um documento reunindo propostas foi protocolado e entregue ao presidente da Casa, vereador Laudir Munaretto (MDB). Também estavam presentes o vice-presidente, vereador Cemar Arnal (Solidariedade) e o primeiro secretário, vereador Juscelino Cabral (DEM).

Entre as pautas, a retomada do apoio a projetos culturais por meio do FIP (Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural) com verbas fixas que sejam efetivamente viabilizadas para desenvolver atividades culturais em eventos e projetos sociais.

“É um compromisso desta mesa diretora fazer o que for possível e trabalhar até mesmo dentro do que é dito como impossível para que a gente possa fazer um projeto sólido para a nossa cultura, garantindo o suporte financeiro que é o mais importante. Precisamos fazer com que Dourados volte a ser um celeiro de cultura no nosso Estado, como sempre foi”, destacou o presidente da Casa, Laudir Munaretto.

Uma das principais propostas no documento protocolado pela ADL é sobre a reforma da Usina Velha e implantação de um amplo Espaço Cultural no local, abrigando uma nova sede da própria Academia e também outros nichos de comunidades culturais importantes nas referências da cidade.

O prefeito Alan Guedes (PP) destacou o papel dos entes públicos para que trabalhem em parceria em favor do setor e informou o encaminhamento do edital do FIP ainda para este mês.

“É muito importante nossa parceria com a Câmara e com o setor privado também nesse processo. Quem estabelece as características da cidade é a cultura. Estamos trabalhando para soltar o edital do FIP ainda nesse mês de agosto. Ao poder público cabe fomentar a nossa cultura e desenvolver parcerias que possam viabilizar isso”, destacou Alan.

Texto/Fonte: Assessoria CMD