Câmara de Dourados já assinou acordo de cooperação com Rede Legislativa de Rádio
21/08/2015 08:40

Convênio com a Câmara dos Deputados foi assinado na terça-feira; transmissões devem iniciar até o final do ano.

Representando a Câmara de Vereadores de Dourados, o vice-presidente Cirilo Ramão Cardoso (PTC) assinou na terça-feira, em Brasília, convênio de cooperação com a Câmara dos Deputados para fazer parte da Rede Legislativa de Rádio. Além de Dourados, câmaras de outras nove cidades do país também assinaram o acordo. As transmissões devem iniciar até o final do ano.

O objetivo, segundo a assessoria de comunicação da Câmara Federal, é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo.

O secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), explicou na solenidade que a Rede Legislativa é uma oportunidade de levar aos municípios a comunicação pública de qualidade, a partir da TV digital e das rádios FM. “Certamente até o final do ano vão ser iniciadas as transmissões”, disse ele, garantindo que a tramitação é célere.

Para o vice-presidente da Câmara de Dourados, a parceria é muito importante e será mais um meio para mostrar à população o trabalho dos vereadores. “Quanto mais for divulgado o nosso trabalho, mais será valorizada a cidadania. Nós vereadores precisamos mostrar o que fazemos de bom”, disse Cirilo Ramão.

Para ele, a Rádio Câmara é uma maneira de aproximar cada vez mais o povo do legislativo e se fazer notado pela população, que muitas vezes não conhece seus representantes e nem o trabalho que eles desenvolvem, por ser uma Casa com 19 vereadores. “Creio que essa ferramenta será de utilidade política e social, e um meio de reforçarmos a interatividade com a comunidade”, avalia o vereador.

Segundo Cirilo, a partir de agora a Câmara de Dourados deverá pleitear, também, convênio para adquirir sinal da TV Digital Legislativa, “que certamente será um avanço e irá potencializar a comunicação social da nossa cidade, aliando informação política e a cultural, de fundamental importância para a população”.

Além de Dourados, foram assinados acordos com os presidentes das câmaras municipais de Acorizal (MT), Arapongas (PR), Barão de Melgaço (MT), Barreiras (BA), Campos dos Goytacazes (RJ), Feira de Santana (BA), Jataí (GO), Juiz de Fora (MG) e Teixeira de Freitas (BA).

Vereador Cirilo Ramão assinando acordo cooperação técnica de Rádio e TV Digital, na Assessoria de Comunicação da Câmara dos Deputados (Foto - Assessoria dep. Geraldo Resende)