Câmara de Dourados institui o diploma “Zumbi dos Palmares”
18/12/2018 09:09

18/12/2018 09h07 - Por: Assessoria

Foi instituído o prêmio Zumbi dos Palmares, que tem como finalidade destacar e homenagear personalidades e/ou entidades com atuação em prol da comunidade afrodescendente. Concebido como um tributo ao líder negro Zumbi dos Palmares, ícone da luta pela liberdade dos no país, o prêmio será conferido anualmente pela Câmara Municipal de Dourados.

A premiação consistirá na entrega de diploma em Sessão Solene comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, que está prevista para ocorrer no dia 20 de novembro, anualmente no Plenário da Câmara. A proposição foi do vereador Elias Ishy (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos.

O parlamentar realizou, recentemente, uma audiência pública com o tema "Resistência e Luta do Povo Negro", demanda essa apresentada pelo Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros (Comafro), reativado após anos sem atividades no município. A reativação também se deve a um encaminhamento de uma atividade semelhante proposta pelo vereador em 2017.

O decreto legislativo nº 071/2018, que trata do prêmio e explica como será o processo, logo deverá ser publicado em Diário Oficial.

Zumbi dos PalmaresZumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

O diploma foi aprovado durante sessão ordinária (Foto: Divulgação)