Câmara de Dourados fecha 2023 com mais de 600 projetos votados
- No total, foram realizadas 44 sessões ordinárias, seis extraordinárias, 44 solenes e 33 audiências públicas; 824 requerimentos e 2501 indicações –
Vereadores douradenses fecham o ano legislativo com recorde de proposições apresentadas
Foto: Francielle Grott/CMD
20/12/2023 15:57

O ano de 2023 foi um dos mais produtivos dos últimos tempos na Câmara Municipal de Dourados. No decorrer dos 12 meses de trabalho, os vereadores participaram de 44 sessões ordinárias, seis extraordinárias e, ainda, 44 sessões solenes. No período, também foram realizadas 33 audiências públicas para debater com a população temas de relevante importância para a coletividade.

Os vereadores discutiram e votaram, durante as sessões ordinárias e extraordinárias, cinco projetos de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), 34 projetos de lei complementar, 280 projetos de lei ordinária e 312 projetos de decreto legislativo, além de 13 vetos do poder executivo, totalizando 644 matérias de interesse público levados a plenário.

Além dos projetos, foram protocolados na secretaria legislativa, 824 requerimentos, por meio dos quais os vereadores encaminham questionamentos à Prefeitura e outros órgãos para exercer sua função de fiscalizadores; 2.501 indicações solicitando obras e serviços para toda a cidade e 318 moções diversas a pessoas ou entidades.

De acordo com a diretora legislativa Luci Mara Tamisari Areco, a na Casa de Leis também foram feitos 2.510 protocolos gerais, 660 ofícios expedidos e 94 comunicações internas, confirmando a movimentação intensa de trabalho nos gabinetes dos parlamentares e demais departamentos do legislativo douradense.

O presidente Laudir Munaretto (MDB) avalia o ano de trabalho como altamente positivo. “Foi um ano bastante produtivo. A Casa se envolveu de corpo e alma nos debates acerca de todos os temas de nossa comunidade. Além das sessões semanais, ocorreram audiências públicas para tratar de assuntos de elevado interesse da sociedade douradense. Todos os vereadores, indistintamente, deram contribuição, valorizando cada associação de bairro, cada entidade representativa, enfim, foi um ano notável, marcada por decisões estratégicas que impulsionaram o progresso da cidade”, pontuou.

O presidente também considerou que a mudança do prédio antigo para o Shopping revelou-se uma escolha acertada, conferindo à governança municipal uma atmosfera moderna e acessível. “Nesse novo ambiente, os representantes municipais demonstraram uma maior proximidade com a população, promovendo a participação ativa dos cidadãos nas questões políticas. A adaptação para o Shopping reflete a visão inovadora dos legisladores, consolidando a Câmara como um espaço dinâmico e propício ao diálogo”.

Para ele, e demais membros da Mesa Diretora, a decisão de ocupar um espaço no Shopping não apenas modernizou a estrutura física, mas também acolheu os servidores em um lugar salubre e adequado para trabalho do dia a dia.

Laudir ainda salientou que a eficiência na administração dos recursos públicos foi evidente, traduzindo-se e projetos bem-sucedidos que beneficiaram diretamente a comunidade. “A transparência e a prestação de contas tornaram-se marcas registradas, estabelecendo um novo padrão de confiança entre os representantes e os munícipes”.

“Ao celebrar os êxitos desta legislatura, antecipamos com entusiasmo a continuidade desses resultados positivos no próximo ano”, vaticina. “Que a próxima legislatura seja pautada pela mesma dedicação, promovendo avanços consistentes e reafirmando o comprometimento com a excelência no serviço público. Estamos confiantes de que a Câmara Municipal de Dourados, em seu novo ambiente, continuará a ser um exemplo de eficiência, diálogo e progresso para a comunidade local”, prevê o presidente.

RECESSO

A Câmara de Dourados encerra o ano legislativo nesta terça-feira (19). O recesso administrativo ocorrerá de 20 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024. Já o recesso parlamentar, que também começará em 20 de dezembro, terminará em 31 de janeiro, com a primeira sessão ordinária de 2024 marcada para 5 de fevereiro.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD