Câmara de Dourados abre debate sobre Plano de Arborização
24/07/2019 07:33

24/07/2019 07h31 - Por: Assessoria

Em abril, vereador Ishy afirmou que processo deveria seguir com transparência e participação popular

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Elias Ishy (PT), convida a população para participar da ‘Apresentação Pública do Relatório Diagnóstico da Arborização Urbana de Dourados - Produto II do Plano Diretor (PDAU)’. O evento será realizado no dia 25 de julho, às 19h, no Plenário da Casa de Leis.

Em abril, o parlamentar se reuniu com a equipe técnica do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam) para tratar do PDAU destacando que o processo deveria seguir com transparência e participação popular. O trabalho está sendo realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) e conta com cinco produtos. O primeiro, que é o Plano de Trabalho, já está disponível no site da prefeitura (http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/acoes-e-eventos/).

Para os demais, ficou acordado entre IMAM e a Comissão que seriam realizadas Audiências Públicas, garantindo o debate. Ishy lembra que vem fazendo a cobrança pela efetivação do plano há muitos anos. Em 2012 ele elaborou um projeto de lei que tornava a arborização pré-requisito obrigatório e indispensável em vias e áreas verdes nos planos de parcelamento do solo, justamente para que o plantio das árvores não comprometesse as redes de água, esgoto, elétrica e de telecomunicação.

Em 2014, ele apontou a demora em efetivar políticas ambientais e, em 2017, inclusive, realizou uma Audiência para tratar do assunto com a participação da Promotoria de Justiça e do Nurb/UFGD (Núcleo de Boas Práticas Urbanas) da Universidade Federal. De acordo com eles, o plano pode amenizar situações de plantio de espécies inadequadas, poda irregular e, logo, na diminuição de transtorno com quedas de árvores.

O vereador lembra que o município sempre foi reconhecido como o mais arborizado do Mato Grosso do Sul. "Há uma mudança neste cenário, principalmente após a última gestão, com cortes indiscriminados de árvores por vezes sem reposição", diz Ishy. Ele também se preocupa quanto os parques, áreas verdes e fundos de vale. "Precisamos garantir esses espaços e pensar na saúde da nossa população", reafirma.

As principais atividades a serem desenvolvidas na elaboração do Plano que constam no ‘Produto Um’ são: planejamento geral das atividades; levantamento de dados primários, quantitativos e qualitativos, através de amostragem da arborização situada em ruas, passeios públicos e canteiros centrais, na área urbana conforme definida no Termo de Referência que orientou a constatação do PDAU; diagnóstico atual da arborização de Dourados; análise da arborização urbana atual; proposição de alternativas; definição de diretrizes de manejo e expansão da Arborização Pública no município; elaboração de Relatório Final do PDAU; elaboração do Programa de Arborização para os anos de 2019 e 2020.

A proposição, além do IMAM e da Comissão, é também da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC – e da Prefeitura.


Vereador Elias Ishy durante reunião com o IMAM [Foto: Divulgação]

Texto/Fonte: