Barbosinha elogia postura de Laudir em polêmica sobre água na Reserva e vereador insiste em responsabilidade da Sanesul
Laudir foi representado pelo chefe de gabinete Mateus Fernandes
16/02/2023 12:07

O vereador Laudir Munaretto (MDB) classificou como um importante primeiro passo a reunião realizada na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Sanesul, em Dourados, com o intuito de discutir sobre a falta de água nas aldeias de Dourados.

Coordenada pelo vice-governador, José Carlos Barbosa, a reunião contou com membros dos órgãos do Governo do Estado que atuam na questão indígena e na área social.

Barbosinha elogiou a iniciativa de Laudir por ser um os primeiros a trazer à tona o drama dos indígenas de Dourados, alertando inclusive para a possível repetição da tragédia que ocorreu com os Yanomamis, mortos por conta do consumo de água contaminada pelo mercúrio dos garimpos.

"A Câmara está de parabéns por, capitaneada pelo presidente Laudir, encampar essa luta que precisa, como ele defendeu, envolver toda a sociedade", disse o vice-governador, em palavras legitimadas pelo diretor de Operações da Sanesul, Madson Valente, que já foi vereador em Dourados.

"Essa é uma questão estruturante e esse é um problema recorrente para a qual a Câmara não poderia fechar os olhos. O vereador Laudir, assim como os demais vereadores, acerta ao estimular o debate e cobrar uma solução efetiva para o problema", afirmou o diretor da Sanesul.

Laudir Munaretto agradeceu ponderou que o legislativo municipal está fazendo a sua parte. "Nessa reunião foi dado um importante passo. Nós não vamos sossegar enquanto essa caminhada não chegue ao final, com a maior celeridade possível. Lutaremos para que a água chegue na torneira dos moradores das nossas aldeias", enfatizou o presidente da Câmara, que voltou a refutar medidas paliativas e a cobrar reponsabilidade social por parte da Sanesul.

"A Sanesul possui sim saúde financeira para assumir os serviços de extração, preservação, distribuição, operação e manutenção de um sistema na aldeia tão eficaz como o existente nas demais áreas da cidade", insistiu o vereador, diante de uma das propostas ventiladas na reunião, que seria a contratação da empresa por parte do Governo Federal para realização dos serviços.

"Estamos no começo das conversas sobre como pode se dar essa entrada da Sanesul na Reserva, mas desde já precisamos ter claro que a caminhada a que me referi não pode conduzir ao eterno "jogo de empurra". Com parceria ou não com a União, precisamos de uma solução para esse problema", reforçou o vereador.