Autora da lei municipal de prevenção aos acidentes na construção civil, Lia Nogueira visita canteiro de obras
Vereadora Lia Nogueira durante visita a canteiro de obras com um técnico em segurança do trabalho
Foto: Assessoria
29/10/2021 12:44

A vereadora Lia Nogueira (PP), autora da Lei Municipal 4.590, que instituiu em Dourados a Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho na Construção Civil, visitou um canteiro de obras nesta quinta-feira (28). Acompanhada de um técnico em segurança do trabalho, a parlamentar conversou com operários de uma das maiores construtoras de Dourados.

Segundo Lia, o contato direto com estes trabalhadores é fundamental para a redução nos índices de acidentes nos canteiros de obras. “Dourados tem um potencial muito grande no setor da construção civil. São inúmeras obras que demonstram o desenvolvimento da cidade e neste mesmo ritmo precisamos ter um olhar diferenciado no que diz respeito à segurança destes trabalhadores”, afirmou a vereadora.

Durante a visita ao canteiro de uma das obras da Corpore -Construtora e Incorpora, o técnico em Segurança do Trabalho Ederson Olmedo Viegas, que tem acompanhado a vereadora nestas visitas, destacou a importância do cumprimento as normas de segurança do trabalho. O técnico alertou os operários, entre eles pedreiros, serventes, azulejistas, construtores, eletricistas, sobre a importância do uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e também da necessidade da prevenção aos acidentes de trabalho.

Ederson apresentou números que chamam a atenção para a importância da criação de normas que regulamentam a atividade da construção civil, como a lei municipal criada por Lia Nogueira. Segundo ele, são em média, mais de 28 mil acidentes de trabalho só na construção civil em território nacional.

O técnico em segurança do trabalho enfatizou ainda que milhares de trabalhadores não conhecem seus direitos e deveres em se tratando de prevenção aos acidentes de trabalho. “Nosso trabalho é de suma importância para evitar que cada trabalhador vire estatística. Precisamos falar sobre este assunto cada vez mais para conscientizar tanto os trabalhadores quanto as empresas sobre os riscos que existem, principalmente na construção civil”, reforçou Ederson.

Lia Nogueira aproveitou para agradecer a direção da empresa e os profissionais que atuam no canteiro de obras visitado. Conforme a parlamentar, essa foi a primeira de uma série de visitas que devem ser feitas em canteiros de obras tanto na área central, quanto nos bairros de Dourados.

Para Elias Cardoso de Oliveira, supervisor técnico de Segurança do Trabalho, a lei municipal de autoria da vereadora, vem para reforçar o trabalho preventivo desenvolvido pelas construtoras junto aos seus colaboradores.  “Nossa empresa conta com todo o aparato de segurança para garantir a prevenção necessária aos nossos trabalhadores. Além de cumprir os protocolos de segurança, estamos nesta obra em específico há mais de 560 dias sem acidentes de trabalho com afastamento, é uma marca que nos orgulha e que temos de comemorar”, frisou o supervisor.