Audiência traz debate sobre saúde do servidor público municipal de Dourados
- Vereador Elias Ishy e CISTT são parceiros na realização de audiência pública, na Câmara Municipal -
Foto: Assessoria
10/10/2023 11:15

Desde abril deste ano, há um intenso debate sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora em Dourados por meio da CISTT - Comissão Intersetorial, do Conselho Municipal de Saúde, que aborda o tema. O vereador Elias Ishy (PT), juntamente com o grupo, foi parceiro na realização de reuniões e uma audiência pública no mês de junho, que tirou como encaminhamento a criação e efetivação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Inventário de Risco, bem como um evento voltado apenas ao servidor público municipal.

Marcada para o dia 19 de outubro, uma nova audiência vai aprofundar os desafios das categorias municipais, como da saúde, da educação, da segurança pública, entre outras. Deverão ser apresentadas informações quanto aos afastamentos e suas principais causas, além do impacto financeiro que a prefeitura pode ter caso não fomentar programas de prevenção, segurança e saúde do trabalho (SST).

O vereador já havia cobrado do Governo, por meio de requerimento, informações sobre o funcionalismo, a SST e enfatiza agora a importância da participação da gestão para a construção de políticas públicas também de forma participativa, estabelecida com a base. Devido à importância, Ishy convida para a participação as secretarias municipais, especialmente a de administração, a qual está ligado o Proas (Programa de Apoio ao Servidor Municipal de Dourados), a de saúde, a de educação e a de governo.

Além desses, também foram convidados setores como do Previd (Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados) e CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), além dos sindicatos das categorias, como Sindenf, Simted, Singmd e Sindracse. “ É necessário identificar e listar os perigos que existem nas atividades dos funcionários, com um plano essencial e participativo, envolvendo os profissionais, para nortear as ações de caráter preventivo, evitar afastamentos e gastos extras dos cofres públicos”, finaliza Ishy.

A audiência será no plenário da Câmara, às 18h e tem transmissão pelo canal da Casa de Leis no YouTube: http://bit.ly/CMDaovivo.