Audiência pública nesta quinta-feira questiona Saúde do Trabalhador em Dourados
- Atividade é para toda a classe trabalhadora. O evento tem como propósito o debate e possíveis encaminhamentos diante do tema -
Desde abril, o vereador tem se reunido com diversas entidades e cobrado do Governo Municipal uma postura quanto ao assunto
14/06/2023 09:47

As demandas e constantes modificações do mercado de trabalho impõem à sociedade o repensar da temática vinculada à Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. A ausência de estruturas, suporte e prevenção podem impactar diretamente na vida das pessoas. O alerta se faz para todos os problemas derivados das atividades laborais, ainda mais após o período de emergência da pandemia, quando aumentaram a prevalência de ansiedade e a depressão em todo o mundo, bem como os afastamentos por doenças ocupacionais.

De proposição do vereador Elias Ishy (PT), uma audiência pública será realizada nesta quinta-feira, dia 15, e questiona justamente sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora: “O que temos e o que queremos?”. O evento tem como propósito o debate e possíveis encaminhamentos diante do tema. A atividade conta com o apoio da CISTT - Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do Conselho Municipal de Saúde.

Desde abril o vereador tem se reunido com diversas entidades e cobrado do Governo Municipal uma postura quanto ao assunto, por meio, inclusive, de requerimentos onde questionou informações sobre a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) do funcionalismo público e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “Com essas devolutivas, infelizmente, não notamos o trabalho de prevenção de doenças ou eventuais problemas de saúde que podem ser ocasionados por causa do trabalho por parte da administração”, afirmou ele.

Não são só os servidores afetados, a abordagem é para todo o público douradense, para toda a classe trabalhadora. “É importante que as pessoas participem e contribuam com o debate trazendo suas experiências. Temos ouvido relatos das categorias, como professores, da minha área como bancário e, em geral, como está a situação? Queremos saber para tomar as medidas e fazer as cobranças necessárias”, enfatiza Ishy.

A audiência será no plenário da Câmara, às 18h30 e tem transmissão pelo canal da Casa de Leis no YouTube: http://bit.ly/CMDaovivo e certificados. As inscrições devem ser feitas, pelo site https://www.sympla.com.br/camaradourados.