Audiência pública hoje (23) debate movimento da luta antimanicomial
Sergio Nogueira é propositor da audiência e autor da Lei Municipal que institui o Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio)
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
23/05/2023 12:47

Hoje (23), às 19h, a Câmara Municipal de Dourados realiza audiência pública com o tema “Dia da Luta Antimanicomial”. O evento, proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), visa discutir o movimento da luta antimanicomial, instituído pela Lei Municipal 4.833/22 – de autoria do mesmo parlamentar, que se caracteriza no empenho pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Dentro desta campanha, está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. “A luta antimanicomial questiona as relações de estigma, exclusão social e cultural, construídas em torno daqueles que vivem e convivem com o sofrimento mental. Infelizmente, o preconceito e a falta de informação sobre essa condição afetam milhares de pessoas”, afirma o vereador.

A audiência contará com as palestras dos docentes do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Gabriela Rieveres Borges de Andrade, psicóloga e doutora em Saúde Pública, e Bruno Passos Pizzi, doutor em Psicologia, que abordarão, respectivamente, os temas “A importância da Luta Antimanicomial e do 18 de maio para uma sociedade mais justa” e “Campo de práticas em saúde mental em Dourados: primeiras impressões e reflexões”.

O evento ainda terá o depoimento de pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD), da psicóloga e técnica responsável pelo Núcleo de Saúde Mental e Enfrentamento ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde, Cíntia de Souza Neto, e da doutora em Psicologia, Silvia Mara Pagliuzo Muraki, professora da graduação em Psicologia do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

O debate é aberto a todos e a mobilização tem como público-alvo profissionais da Saúde, instituições da sociedade civil organizada e outras entidades que visem ampliar a conscientização e prestar esclarecimentos sobre a luta antimanicomial.