Artistas pedem apoio a Marçal para aprimorar o FIP
10/11/2017 06:24

10/11/2017 06h22 - Por: Assessoria

Representantes do Fórum Permanente de Cultura procuraram o vereador Marçal Filho (PSDB) para pedir apoio no aprimoramento do Fundo de Investimento à Produção Artística e Cultural de Dourados (FIP). Eles clamam por maior valorização e reconhecimento dos trabalhos artísticos e culturais promovidos no município.

Até o dia 16 de novembro, a Secretaria de Cultura Municipal recebe propostas de projetos para o FIP dos calendários 2017 e 2018. Essa foi a primeira vez na história do FIP que houve a soma de recursos de dois exercícios, unindo as verbas de R$ 195.600 de cada ano. Isso significa um total de R$ 391.200 de recursos. Marçal recebeu em seu gabinete, na Câmara, Odila Lange, Mirian Susuki, Marcia Souza Oliveira e Edson Alvarenga. Eles pediram ao vereador, presidente da Comissão de Cultura, apoio na elaboração de emenda que possa valorizar o FIP.

Os representantes do Fórum de Cultura elencaram a necessidade do FIP ser garantido na Lei Orçamentária Municipal; a importância de ser apresentado para votação, na Câmara, emenda com pedido de aumento de recursos, além de a criação de Projeto de Lei para destino de 1% da Receita Orçamentária Municipal ao FIP.

Advogada, produtora cultural e membro da Academia Douradense de Letras (ADL), Odila Lange disse a Marçal, na reunião, que a arte e a cultura são importantes como o combate a fome. Ela destacou que, uma sociedade com acesso à educação e à cultura é mais instruída, desenvolvida, consequentemente, tem menos problemas sociais.

Ela utilizou esse exemplo para reivindicar junto aos membros do Fórum Permanente de Cultura maior incentivo ao FIP, de forma que o projeto possa atender uma gama maior de artistas, nas áreas de artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, artesanato, folclore, literatura, música.

Os membros Fórum Permanente de Cultura mostraram preocupação quanto ao prazo para o envio de projetos, até a semana que vem. Quem não apresentar até esse período, não terá apoio do poder público para desenvolver e realizar trabalhos em 2018. Conforme edital, serão contemplados no FIP seis projetos de R$ 25 mil, três de R$ 20 mil, sete de R$ 15 mil, sete de R$ 10 mil e um projeto de R$ 6.200, totalizando R$ 391.200 mil para 24 projetos.

Marçal Filho destacou a importância de Dourados no cenário cultural sul-mato-grossense, diante da diversidade de profissionais atuantes na cidade, em diferentes áreas. E lembrou que o recurso de R$ 195,6 mil anual ao FIP representa investimento inferior a um real por habitante do município.

O vereador entende que é preciso mais investimento na cultura, em benefício os profissionais, como também de projetos para atender bairros e escolas, levando arte para a comunidade. Marçal vai se reunir com os demais membros da Comissão de Cultura, os vereadores Juarez de Oliveira em Jânio Miguel, para elaborar as propostas que atendem a classe artística de Dourados.

Legenda da foto: Reunião entre Marçal e membros da equipe do Fórum Permanente de Cultura / Foto: Assessoria