Após questionamento de Laudir, Procon deverá punir postos de combustíveis que aumentaram preços sem justa causa
Foto: Assessoria
25/01/2023 10:36

Na última semana, o vereador Laudir Munaretto (MDB) questionou a atuação do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) quanto a fiscalização devido ao aumento repentino dos preços dos combustíveis no município.

Foi notado esse aumento, mesmo que o Decreto Federal e a Medida Provisória n° 1.157 tenha prorrogado a isenção dos impostos federais PIS/Cofins e Cide sobre os combustíveis.

No caso da gasolina e etanol, a desoneração vale por 60 dias, ou seja, até 28 de fevereiro de 2023, enquanto para o óleo diesel até o dia 31 de dezembro deste ano.

Em resposta, o Procon comunicou que, por meio do setor de fiscalização, notificou os postos de combustíveis para que apresentem as notas fiscais de compra, com relação ao período de 30/12/2022 a 09/01/2023 para apresentar justa causa na elevação dos valores ocorrida no início do mês.

O órgão ainda relatou que, após a entrega desses documentos, e caso seja verificado um aumento sem justa causa em Dourados, será instaurado o processo administrativo aos revendedores de combustíveis.

“Se temos um decreto e uma medida provisória que deveriam impedir esse aumento, é inadmissível que a população tenha que arcar com um custo maior na aquisição do combustível, por isso recorri ao Procon para que essa situação seja verificada o mais breve possível”, explicou Laudir.