Abril Verde: Câmara promove palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho
A palestra faz parte de uma campanha desenvolvida pela Procuradoria da Mulher do Legislativo Municipal
Foto: Francielle Grott/CMD
24/04/2024 12:24

A Câmara Municipal de Dourados realizou na manhã desta quarta-feira, 24,  a palestra “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”. A palestra faz parte das ações realizadas pela Casa de Leis para combater o assédio, seja ele moral, sexual ou eleitoral, e faz parte do Abril Verde, movimento que ressalta a cultura de segurança e saúde no trabalho.

O evento foi iniciado pela vereadora Tânia Cristina (PSDB), que é vice-presidente da Procuradoria da Mulher da Câmara, e iniciou sua fala afirmando que ninguém nunca deve ser assediado e humilhado, e é por isso que hoje existe na Câmara de Dourados a Sala Rosa, que é o local de acolhimento e proteção às mulheres.

O vereador e presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), também exaltou o trabalho desenvolvido pela Sala Rosa, disse que o local está aberto para servidoras e para o público externo, e ainda ressaltou que principalmente neste ano de eleições, o assédio eleitoral é inaceitável e será combatido, ressaltando a importância da denúncia por parte das vítimas.

O vereador Sérgio Nogueira (PP) ressaltou a importância das pessoas entenderem o que é o assédio, para assim respeitar os limites do outro, e ainda afirmou que estamos em uma sociedade com falta de afeto e cuidado.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Jeferson Pereira, foi o primeiro palestrante do dia, e abordou a cartilha da Fiocruz sobre assédio moral, sexual e eleitoral no trabalho. Jeferson contou que os casos de acidentes do trabalho por problemas psicológicos aumentam a cada dia. “Diariamente recebemos informações de acidentes no trabalho causados por transtorno de ansiedade, crise de pânico e depressão. É preciso atenção à saúde mental do colaborador para que casos como esses não aconteçam. O Ministério Público do Trabalho está à disposição com canais de denúncias anônimas e assistência às vítimas”, afirma o Procurador.

O evento também contou com palestra da psicóloga Regina Célia Dias, que é perita em avaliação psicológica e falou sobre a importância da saúde mental. A psicóloga iniciou sua fala fazendo um questionamento aos servidores: “É possível ter saúde mental diante de uma situação de violência?”, com essa questão Regina afirma que é preciso observar como lidamos com as situações, e chamou atenção ao ambiente de trabalho. “A saúde mental nos ajuda a lidar com situações desafiadoras, por isso, é importante nos cuidar. Por exemplo, se o local de trabalho nos adoece, não temos produtividade, a imunidade cai, as coisas parecem não dar certo, por isso, a importância de observar sobre como reagimos à determinadas situações, para podermos sair delas sem afetar nosso psicológico”.

A campanha Abril Verde aborda a conscientização para um ambiente seguro e saudável, e para que isso aconteça, é preciso da colaboração de todos, e principalmente das denúncias para que os assédios não aconteçam.

A Câmara também está desenvolvendo materiais institucionais para trabalhar a campanha com os servidores e aumentar a conscientização.