Daniela Hall promove projeto “Saúde em Movimento” nos bairros de Dourados

Sub-título

A vereadora Daniela Hall (PSD), sempre buscando melhorias e priorizando a saúde pública, está promovendo o projeto Saúde em Movimento nos bairros de Dourados, em parceria com a fisioterapeuta Priscila Borges. O objetivo do projeto é demonstrar a importância da atividade física como proposta para auxiliar no controle do sedentarismo e das doenças associadas a ele, como hipertensão, diabetes, dores musculares e o sobrepeso.

Através dessa parceria, a presidente da Câmara Municipal de Dourados vai possibilitar à população de forma gratuita sair do sedentarismo promovendo a saúde através da prática orientada de exercícios físicos. "Em toda casa existe pelo menos uma pessoa, sedentária, com hipertensão, dores musculares, com sobrepeso ou com depressão. Partindo dessa demanda reprimida de fisioterapia nos postos de saúde e, consequentemente, reduzindo o acesso dos pacientes a este serviço, decidimos realizar esse projeto nos bairros da periferia visando a prevenção e a redução do número de pessoas na fila de espera do sistema", disse a vereadora Daniela.

De acordo com a fisioterapeuta, Priscila Borges, o sedentarismo representa um dos principais fatores de risco à saúde, causando um grande impacto na saúde pública. "A princípio estaremos levando informações, principalmente aos idosos, sobre os exercícios que se pode fazer em casa, mostrando a importância da ginástica laboral e os benefícios que ela traz a saúde e, caso haja necessidade de um atendimento especializado, estaremos encaminhando para tratamento fisioterapêutico", ressaltou a profissional. Benefícios

O sedentarismo é um dos grandes vilões da saúde, podendo desencadear problemas cardíacos, obesidade, diabetes, depressão, além de outros transtornos. Em 2016, uma pesquisa do IBGE revelou que 75% dos trabalhadores brasileiros não praticam exercícios físicos de maneira regular. Esses dados são preocupantes, pois o sedentarismo reduz a produtividade e pode aumentar os casos de faltas ao trabalho, elevando custos e afetando a qualidade de vida dos colaboradores.

Para evitar esses transtornos, a ginástica laboral melhora o condicionamento físico. Isso acontece por meio de exercícios que recrutam todos os segmentos corporais, como a cabeça, a coluna e os membros superiores e inferiores. Ela se baseia em duas grandes atividades: preventivas e corretivas. As duas são muito importantes para evitar lesões e cuidar da saúde.

Projeto

O projeto já está sendo executado no Rotary Clube da Vila Polular (terça e quinta-feira, às 16 horas), na Associação de Moradores do Canaã I (quarta e sexta-feira às 16h) e no Ceper do BNH III Plano (terças e sextas às 18h). Quer esse projeto em seu bairro? Entre em contato nos telefones, 99923-4044 (Paulo) ou 99661-0191 (Gleyce). (Da assessoria parlamentar)