Pedro Pepa busca soluções para problemas de infraestrutura em UBS

O vereador e presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara de Dourados, Pedro Pepa (DEM), visitou recentemente seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Dourados e região, onde avaliou as condições de atendimentos oferecidos a população e fez um levantamento dos problemas encontrados nas unidades.

As UBS visitadas estão localizadas no Parque das Nações II, Jardim Ouro Verde, Chácara dos Caiuás, Jardim Piratininga, Água Boa e Distrito de Ithaum. Dentre os problemas encontrados estão infiltrações, goteiras, falta de medicamentos e veículo parado por falta de reparos.

"A minha intenção enquanto vereador e presidente da Comissão é buscar junto a secretaria de Saúde soluções aos problemas apresentados, que tem impacto direto na questão funcional das unidades e acaba prejudicando aqueles que precisam dos serviços prestados nas localidades", explicou.

De acordo com o vereador, a Comissão tem realizado reuniões e apresentado os problemas tanto ao secretário de Saúde Renato Vidigal quanto ao secretário adjunto Carlos Augusto Ferreira Moreira e ainda enviado os relatórios ao responsável. "As visitas continuarão gradativamente e os problema serão apresentados à secretaria de Saúde, visando solução, para atender melhor a população", pontuou Pepa.

**Problemas

Segundo o levantamento da Comissão, foi constatado que no Posto de Saúde do Jardim Ouro Verde, a estrutura está precária com diversas infiltrações e goteiras no teto.

Já na Chácara dos Caiuás e Jardim Piratininga, o vereador se deparou com um antigo problema, que é a falta de estrutura completa dos prédios. Elas são as únicas unidades, em Dourados, que atendem em casas alugadas, sendo desprovidas de estrutura adequada para atender a população. Pedro Pepa defende a alocação de recursos federais para construção de sedes próprias.

No posto de saúde do Jardim Água Boa, o problema apresentado é referente à quantidade de agentes nas equipes, que segundo Pepa, não estão conseguindo atender o bairro que é o maior da cidade.

Em Ithaum, o problema é com o veículo destinado a unidade de saúde que está parado com defeito há sete meses. Segundo informações repassadas a Comissão a população, principalmente dos assentamentos, acabam ficando sem atendimento.

"A Comissão continuará fazendo os levantamentos preliminares, sempre levando em consideração que a administração esta apenas no seu quarto mês, contudo, a saúde não espera", enfatizou.

Durante as visitas, o vereador, notou ainda a falta de alguns medicamentos importantes para os usuários. "Nosso posicionamento não pode ser diferente da necessidade da população e da obrigação constitucional, que é o direito a saúde dos munícipes", finalizou.

 
 
Pedro Pepa visita posto de saúde do Jardim Ouro Verde-Fotos: Divulgação 

Pedro Pepa visita posto de saúde do Jardim Ouro Verde-Fotos: Divulgação