Câmara recebe organizadores de FLID e firma parceria com legislativo de Santa Maria

Os vereadores da Câmara de Dourados receberam, na manhã desta sexta-feira (28), os organizadores do FLID (Festival Literário Internacional de Dourados). O evento iniciou no dia 27 e vai até o dia 30. Na ocasião, os vereadores receberam ainda o escritor Mosar Costa, natural da cidade de Santa Maria (RS), que falou sobre a importância de festivais que incentivam a leitura.

A vereadora e presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD), que juntamente com os vereadores Idenor Machado (PSDB), Braz Melo (PSC) e Alan Guedes (DEM), falou da importância do festival. "Só tenho a agradecer a Academia, que já esteve em alguns momentos na Casa. O festival é muito importante para promover a cultura", enfatizou Daniela.

Durante o encontro o escritor da cidade de Santa Maria, Mosar da Costa, que também foi vereador por 10 anos em seu município, propôs uma parceria entre as Casas de Leis, cujo propósito é a troca de informações, não apenas no âmbito cultural, mas em todas as áreas como saúde, educação e cultura.

"Não conhecia Dourados, a oportunidade veio com o festival e acredito que podemos trocar informações não apenas na cultura, mas em outras áreas e realizar parceria. Na cultura, por exemplo, uma lei municipal foi implantada na cidade, em que a Câmara patrocina a publicação de dois livros por ano e que vem sendo praticada e auxilia muito os escritores e também a promover a cultura", comentou Costa.

Daniela enfatizou que irá se reunir com os demais vereadores e juntos estudar para formar um plano de ação, em conjunto com a Câmara de Santa Maria, para realizar essa troca de informações e experiências. "Vamos unir esforços para firmar essa parceria com Santa Maria. A troca de informações é muito importante e traz conhecimento através do Irmanamento", explicou Daniela dizendo ainda que os vereadores poderão idealizar um plano de ação juntamente com a Câmara de Santa Maria concretizando o estreitamento de laços entre as cidades o que resultará em melhorias para o cidadão.

FLID Ainda na reunião, os vereadores receberam representantes da Academia Douradense de Letras, escritores brasileiros e de países vizinhos, para falar sobre o Festival Literário Internacional de Dourados (FLID), com o tema "Erva Mate".

O festival visa a integração entre escritores do Estado e também do Mercosul, com lançamento de livros, vernissage, palestras de pesquisadores e escritores e oficinas.

De acordo com o presidente da Academia Douradense de Letras (ADL), Marcos Coelho, conta que há tempos eles vêm trabalhando para realizar o evento.

"A nossa busca é para promover essa troca de informação entre os escritores, trazer o reconhecimento pelo trabalho realizado e incentivar a cultura", comentou.

Estiveram presentes ainda a vice-presidente Ivone Macieski, o escritores argentinos Eduardo Alfredo Galeano e Tina Gómez Nestruk e ainda Aurineide Alencar também da (ADL).

 
Reunião da Câmara com organizadores do FLID (Foto: Eder Gonçalves) Reunião da Câmara com organizadores do FLID (Foto: Eder Gonçalves)