Câmara de Dourados realiza a 1ª sessão ordinária de 2019

05/02/2019 13h44 - Por: Assessoria

 
A 1ª sessão ordinária de 2019 ocorreu nesta segunda-feira (Foto: Thiago Morais) A 1ª sessão ordinária de 2019 ocorreu nesta segunda-feira (Foto: Thiago Morais)

A Câmara de Dourados realizou ontem (4) a 1ª sessão ordinária de 2019. A suplente Marinisa Misoguchi (PSB), após tomar posse no dia 2 de fevereiro, realizou o juramento como vereadora, substituindo o Marçal Filho (PSDB), que renunciou ao cargo para assumir vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A solenidade foi conduzida pela presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM). Após proferir o juramento, Marinisa usou a tribuna livre para discursas pela 1ª vez como vereadora. "Acredito que será um novo tempo. Que eu possa fazer a diferença e, junto com todos os vereadores, atender os anseios da população", comentou.

Dia de combate ao Câncer Dando prosseguimento a sessão, o presidente da ACCGD (Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados), Hédio Fazan, usou a tribuna livre da Casa de Leis para falar sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro.

Ele apontou que, segundo estimativa, em 2018 cerca de 580 mil novos casos surgiram no Estado e, atualmente, 8,5 milhões de pessoas morrem de câncer por ano no mundo. Hédio ainda ressaltou que nos próximos 10 anos, este número poderá aumentar para 14 milhões.

"Ações urgentes devem ser viabilizadas. Precisamos desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer", comentou o presidente da ACCGD.

Alan apontou que o tratamento do câncer é algo que a Câmara de Dourados tem lutado para regularizar no município. "Esperamos que a gestão municipal possa, o quanto antes, dirimir esta situação, para que pare de gerar tantos transtornos na ponta, que são os pacientes de câncer e sua família".

Comissões processantes Ainda durante a sessão, os vereadores receberam quatro documentos, solicitando a abertura do pedido de comissão processante, referente aos ex-vereadores Cirilo Ramão, Pedro Pepa, Idenor Machado e Denize Portolann. Após ler as denúncias, os parlamentares analisaram a viabilidade do recebimento, através de votação simples, assim sortearam nomes para compor as comissões, sendo uma para cada denúncia recebida.

Os vereadores Jânio Miguel (PR), Cido Medeiros (DEM) e Junior Rodrigues (PR) foram selecionados para a comissão de Idenor Machado, sendo presidente, membro e relator, respectivamente. Para Pedro Pepa, foram sorteados Carlito do Gás (Patrioata), como presidente, Jânio Miguel, como relator, e Olavo Sul (Patriota), como membro.

Bebeto (PR), Junior Rodrigues e Silas Zanata (PPS) foram eleitos como presidente, relator e membro para comissão permanente de Cirilo Ramão. Para Denize Portolann foram sorteados Ramim (PDT), presidente, Maurício Lemes (PSB), relator, e Bebeto, como membro.

**Comissões Permanentes ** Foram apresentadas e votadas, durante sessão ordinária, as 19 Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Dourados, para exercício 2019.

As comissões são formadas, em sua maioria, por três vereadores, sendo um presidente, o vice e o membro. Os parlamentares votam, em pré-pauta, a sua formação, mas em caso de empate, a eleição é realizada durante sessão ordinária.