Alan Guedes destaca a ação da Associação dos voluntários do HU-UFGD

06/06/2018 11h06 - Por: Assessoria

 
 
Alan durante a visita e apresentação feita por representantes do HU-UFGD / Foto: Thiago Morais 
Alan durante a visita e apresentação feita por representantes do HU-UFGD / Foto: Thiago Morais

O vereador Alan Guedes (DEM) participou na manhã desta terça-feira (05) da visita e apresentação feita por representantes do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), durante a reunião da pré-pauta. O vereador destaca dentre os trabalhos realizados pelo hospital, as ações da Associação dos Voluntários do Hospital Universitário da UFGD.

Alan é autor do Projeto de Lei nº 045/2018 que Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Voluntários do Hospital Universitário da UFGD, que foi votado e aprovado em primeira discussão na sessão de segunda-feira (04) e segue para a segunda discussão e votação na próxima semana.

"Essa visita é uma forma do HU prestar contas do trabalho que ele faz em favor da cidade, sendo importante porque o município tem contrato e remunera muitos serviços que são prestados pelo hospital. O Dr. Ricardo do Carmo falou sobre o papel dos voluntários do HU na atenção que eles têm com as mães de crianças internadas na UTI neonatal, além de outras ações de voluntariado. Esse trabalho é muito importante e merece uma atenção especial, pois muitas dessas mães as vezes são de fora e não tem onde ficar e esses voluntários auxiliam", explicou o vereador.

HU-UFGD

De acordo com informações do site do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), o mesmo foi implantado e começou os atendimentos a população em 2003, quando foi denominado "Santa Casa de Dourados". A instituição era mantida, inicialmente, pela Sociedade Douradense de Beneficência (Sodoben). Em 2004, a Santa Casa de Dourados tornou-se o "Hospital Universitário de Dourados", que passou a ser administrado pela Fundação Municipal de Saúde, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Dourados, conforme compromissos firmados com a sua mantenedora anterior, a Sodoben.

Por meio da Lei Municipal Nº 3.118, de 2008, o Poder Executivo Municipal autorizou a doação da área à UFGD, que poderia usar suas edificações para atendimento hospitalar via Sistema Único de Saúde (SUS) e para atividades de hospital-escola. Tendo o Ministério da Educação (MEC) dado o sinal verde para o recebimento da doação, o Conselho Universitário da UFGD aprovou a criação do Órgão Suplementar "Hospital Universitário", que passou a fazer parte da estrutura administrativa da Universidade. Assim, a UFGD passou a administrar o HU-UFGD a partir de 1º de janeiro de 2009. Dessa forma, o Hospital passou a ser vinculado aos Ministérios da Saúde e da Educação, e é mantido com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal, e em 2013 a Ebserh assumiu a sua administração.