Câmara de Dourados promove 2º seminário e 1º simpósio de Promoção à vida e Prevenção ao suicídio

11/09/2018 07h42 - Por: Erika Batista

 
Os eventos fazem parte da programação do Setembro Amarelo

De preposição do vereador Sérgio Nogueira (PSDB), acontece no dia 19 de setembro o 2º seminário e o 1º Simpósio de Promoção à vida e Prevenção ao suicídio. Os eventos fazem alusão ao Setembro Amarelo.

As ações estão sendo desenvolvidas por conta do mês de conscientização a depressão e prevenção ao suicídio e contará com quatro palestras, sendo duas em cada evento. O capitão do Corpo de Bombeiros, Edilson dos Reis, falará sobre "métodos e formas de prevenção ao suicídio" e "lei Setembro Amarelo e o plano estadual e municipal de promoção à vida e prevenção ao suicídio do MS".

A psicóloga Paola Nogueira e o acadêmico de psicologia Sandro Toledo também participarão do evento, trazendo os temas "Autolesão, ideação suicida, violação dos direitos e rede de atendimento: como proceder dentro do ambiente escolar?" e "biologia dos transtornos e a relação com o suicídio", respectivamente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2017 o suicídio foi a quarta maior causa de mortes entre homens jovens, sendo que em Mato Grosso do Sul ela representa taxa de 13,3 óbitos a cada 100 mil habitantes.

"Os dados são preocupantes, tanto em Dourados, quanto em diversas cidades do MS, em que pessoas de diferentes idades têm cometido suicídio. Por isso temos que falar sobre o assunto, para que possamos prevenir e mostrar para estas pessoas, que nos importamos e que há esperança", comentou o vereador.

O 1º Simpósio e o 2º Seminário de Promoção à Vida e Prevenção ao suicídio acontecem no dia 19 de setembro, em dois períodos, sendo das 8h às 11h30 e das 18h30 às 22h30, na Câmara Municipal de Dourados, localizada na Avenida Marcelino Pires, 3495.

Caminhada

Dentro da programação do Setembro Amarelo, acontece no dia 29 de setembro, a partir das 8h, a Caminhada Pela Vida, saindo da Igreja São José, localizada na Marcelino Pires, esquina com a Rua Floriano Peixoto. Às 10h haverá concentração na Praça Antônio João, com a participação da Banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e de autoridades civis e eclesiásticas para reflexões alusivas ao mês.